SUPER LUTAS analisa possíveis cenários para Charles do Bronx após luta contra Beneil Dariush no UFC 289

Brasileiro tem confronto decisivo contra pupilo da ‘Kings MMA’ que pode aproximá-lo de cinturão ou afastar momentaneamente do sonho de retomar trono

Charles do Bronx é destaque brasileiro dos leves no UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Astro na história recente do Ultimate, Charles do Bronx tem desafio decisivo no UFC 289, que agita os ânimos dos fãs de MMA neste sábado (10). Ex-campeão dos leves (até 70,3kg) e disposto a recuperar o trono perdido de forma polêmica no início de 2022, o brasileiro medirá forças com Beneil Dariush, competente pupilo da ‘Kings MMA’. O desafio pode garantir ao vencedor a condição de desafiante ao título.

Não há dúvidas de que o retorno de Do Bronx ao octógono cerca de oito meses após o revés para Islam Makhachev é um ganho enorme para a organização. No entanto, é necessário analisar a fundo o que está em jogo no fim de semana e quais são os cenários para o futuro da estrela tupiniquim.

Veja Também

Pensando assim, traço minha perspectiva sobre o que pode acontecer com Charles tanto em caso de derrota, quanto de revés para Dariush.

Dono de uma das maiores provas de que a persistência pode, às vezes, garantir o sucesso, Do Bronx é protagonista de uma das trajetórias mais empolgantes na história do UFC. Detentor do recorde de finalizações no UFC, o brasileiro tem apenas algo em vista, caso supere Beneil no UFC 289: a revanche contra Islam Makhachev.

Ainda não é oficial, mas é provável que Islam seja o grande nome a ser escalado para espetáculo confirmado para Abu Dhabi, em 21 de outubro. Caso seja oficializado no espetáculo, o campeão russo retornará ao local em que conquistou o cinturão dos leves cerca de um ano depois de seu momento de maior glória no MMA.

Por seu retrospecto recente, ignorando o revés diante de Makhachev no fatídico UFC 280, Do Bronx merece a disputa mais do que qualquer outro. Ao longo dos últimos anos, o brasileiro colecionou vítimas na categoria mais disputada das artes marciais mistas, não escolhendo adversários e topando qualquer ‘pedreira’.

Com seu estilo confiante, Charles, para chegar ao cinturão histórico conquistado em 2021, deixou para trás ícones da divisão como Tony Ferguson e Michael Chandler. Na sequência, superou os consagrados Dustin Poirier e Justin Gaethje, que, a título de curiosidade, se enfrentam em julho em disputa do cinturão ‘BMF’, que elege o mais ‘Casca-Grossa’ do UFC.

Se um lutador que já venceu, na via rápida, os desafiantes ao cinturão ‘BMF’, realmente não sei quem mais merece uma disputa de título, que não seja Do Bronx. Charles tem carisma, qualidade técnica e entrega entretenimento do momento em que deixa o quarto de hotel até o anúncio oficial do fim da luta.

A questão que fica é: Charles do Bronx precisa vencer Beneil Dariush.

E se perder?

Bom, em um esporte como o MMA, pensando na elite do esporte, perder nunca é bom, mas sempre uma possibilidade. Diante de adversários do mais alto nível, um tropeço foge da possibilidade de ser considerado um vexame.

No entanto, um revés pode afastar Do Bronx momentaneamente de uma disputa de cinturão, já que, atrás tanto do brasileiro quanto de Dariush, há lutadores sedentos por uma oportunidade de desafiar o campeão.

Caso não tenha o braço erguido pelo árbitro ao fim do desafio contra Dariush, Charles provavelmente voltará uma ou duas casas na corrida pelo posto de desafiante. Caso aconteça, nomes como Arman Tsarukyan (8º), Mateusz Gamrot (7º) e o perigoso Rafael Fiziev (6º) são possibilidades.

No entanto, o UFC pode fazer uso do status de grande estrela da companhia que Do Bronx conquistou nos últimos anos para superlutas. Explicou: o cinturão ‘BMF’, como citado, será colocado em jogo em julho, pouco mais de um mês do desafio do brasileiro contra Beneil Dariush.

Caso o Ultimate mude de postura quanto a frequência de disputas do título simbólico, que não é visto desde 2019, na conquista do recém-aposentado Jorge Masvidal, Do Bronx pode ser escalado para disputá-lo. Os números do brasileiro falam por si, além de já ter superado os dois concorrentes (Poirier e Gaethje).

O cinturão ‘BMF’, apesar de simbólico, carrega consigo importância que pode gerar interesse por parte de atletas. Quem o disputa e conquista, recebe fatia do pay-per-view, além de ostentar um belo objeto.

Caso não seja do interesse de Charles ou do Ultimate, há sempre uma possibilidade à vista: Conor McGregor. O brasileiro, que desafia o astro irlandês desde a vitória sobre Jared Gordon no UFC São Paulo, em 2019, chamou atenção do ‘Notório’ quando conquistou o trono dos leves no UFC 262.

Apesar de, no momento, não implicar sentido em desafios, quando analisamos o lado esportivo, já que McGregor sequer figura em qualquer ranking da organização, um compromisso com o irlandês é diferente. Maior fenômeno de popularidade na história do MMA, Conor consegue trazer um modelo de engajamento que se difere de qualquer outro atleta que já pisou em um cage.

Junto com o desafio de superar uma lenda, teve trajetória de sucesso chegando a ostentar dois cinturões em categorias distintas, o lado financeiro é gritante. É fato que, quem enfrenta o ‘Notório’, tem a vida financeira resolvida, quem sabe para sempre.

Por seu histórico, Do Bronx já entrou no radar de McGregor. Por sua história, o brasileiro merece mais do que muitos a oportunidade de se testar contra o irlandês.

No fim das contas, a verdade é que Charles tem totais condições de passar por Dariush e anular todo o raciocínio acima. Como brasileiro, a torcida é para o sucesso do paulista no UFC 289. No entanto, caso o oposto aconteça, nada está perdido para nosso querido Charlinho.

“Vem, mas vem sem entender nada, fio”.

Roobet patrocina a cobertura do UFC 289

A cobertura do UFC 289 é patrocinada pela a Roobet. O evento traz como destaque a volta de Charles do Bronx ao octógono e Amanda Nunes na luta principal.

A Roobet patrocina Charles do Bronx e oferece uma superpromoção com até o dobro de ganhos se você apostar no brasileiro. Clique aqui para acessar o site, confira o regulamento e faça seu cadastro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *